AJUDE O MEIO AMBIENTE!

Nos dias atuais, problemas como o desmatamento e a urbanização são os principais contribuintes para o aquecimento global, pois destroem a vegetação e liberam o carbono armazenado pelas árvores quando elas são cortadas. Assim, o reflorestamento surge como uma ótima solução para diminuirmos os efeitos desses processos, devido a sua praticidade e o baixo custo exigido. A partir disso, podemos entender como reflorestar uma área por meio do plantio de mudas, que são plantas jovens que, com os cuidados adequados, se tornarão grandes árvores no futuro.

Encontre o local ideal
Primeiramente, analise tanto visualmente quanto biologicamente o terreno onde a árvore será plantada, lembre-se: cada tipo de árvore admite um comportamento distinto frente ao seu local de plantio. Logo, é presumível que certas espécies demandem de locais mais úmidos e outras, por exemplo, de áreas mais secas. Uma dica interessante é que você se atente à coloração da terra sob a qual será plantada a muda: caso ela seja mais escura, significa que ela é mais rica em nutrientes, por outra lado, caso ela seja mais clara, ela terá menos nutrientes.

Escolha as medidas
Entrando agora em detalhes mais técnicos, para que uma árvore possa crescer adequadamente, é necessário tomar as medidas certas em relação ao buraco em que a planta será colocada: Para árvores com mais de 1,80 metros, é necessário um buraco de 60cm de profundidade, caso o solo seja fofo, 60 cm de largura. Caso você utilize mudas menores, buracos de aproximadamente um palmo de fundura já dão conta do recado.

Decidindo o adubo
Em seguida, precisamos falar sobre o adubamento da terra, processo vital para o crescimento sadio da muda e para seu enraizamento no solo. Assim, convém saber que adubos como calcário, esterco de gado e de galinha, compostos orgânicos ou húmus de galinha costumam ser os mais comuns. No entanto, antes de decidir qual será o melhor produto a ser utilizado, conheça a árvore que você pretende plantar, já que cada espécie necessita de um tipo de adubo.

Hora de plantar!
Por fim, é chegada a hora de plantar. Para tal, retire a embalagem da muda com cuidado para não desmanchar o torrão de protege as raízes. Coloque a muda na vertical e preste atenção à altura do torrão em relação ao solo, após isso, complete o espaço com terra. Pronto,você acabou de plantar a sua primeira árvore!

Mantendo os cuidados
Agora, para manter a sua muda crescendo de forma saudável, molhe-a periodicamente a fim de manter o solo sempre úmido, sem excessos. Caso sinta conveniente, faça adubações complementares ao longo do tempo.