PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo do Curso Técnico em Informática ocorre semestralmente. As vagas são destinadas aos candidatos aprovados no processo seletivo, que tenham concluído o Ensino Médio e que não tenham curso superior (sem limite de idade). As informações para os processos seletivos são divulgadas em dois períodos, entre abril e junho para as vagas do segundo semestre (Início em agosto) e de setembro a novembro para as vagas do primeiro semestre (Início em janeiro ou fevereiro).

As inscrições são realizadas pelo site do processo seletivo, e são divulgadas aqui no site do colégio, no site do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena e nas nossas redes sociais.

INFORMAÇÕES GERAIS

O objetivo do Curso Técnico em Informática é promover a transformação social de seus alunos por intermédio da educação, permitindo a formação de profissionais com competências adequadas para as crescentes demandas da área de Tecnologia da Informação, e que atuem de forma ética, competente e disciplinada em seu campo de trabalho.

Tem por finalidade formar profissionais com sólida capacidade técnica, bem como visão ampla e crítica que lhes permita participar ativamente das mudanças da realidade nacional vigente.

Para atingir os objetivos propostos o Colégio Engenheiro Salvador Arena deve propiciar ao aluno:

• Condições que possibilitem o desenvolvimento de sua criatividade, aptidões e a sua integração sociocultural na comunidade;
  • Condições para a compreensão dos fundamentos tecnológicos das ferramentas de tecnologia da informação, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina;
  • Oferecer um processo formativo que assegure a integração entre a formação geral e a de caráter profissional, de forma a permitir tanto a continuidade nos estudos como a inserção no mundo do trabalho, exercendo a profissão de Técnico em Informática;
  • Incentivar a cultura de empreendedorismo, através de oportunidades de desenvolvimento de projetos.

Denominação: CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA – Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Modalidade: Curso técnico de nível médio, subsequente ao Ensino Médio.

Carga Horária Total: 1.200 horas, distribuídas em 400 horas por semestre, complementada coma entrega de um trabalho de conclusão de curso.

Duração: Três semestres letivos.

Horário: Curso presencial, desenvolvido no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 18h25 às 22h40, com 6 aulas diárias e 30 aulas semanais (hora-aula com duração de 40 minutos).

Horários de aulas:
1ª aula: das 18h25 às 19h05
2ª aula: das 19h05 às 19h45
3ª aula: das 19h45 às 20h25

Intervalo: 20h25 às 20h40

4ª aula: das 20h40 às 21h20
5ª aula: das 21h20 às 22h00
6ª aula: das 22h00 às 22h40

Excepcionalmente poderá haver aulas aos sábados para o cumprimento dos dias letivos exigidos por lei e, neste caso, serão indicados no calendário escolar, homologado pela Diretoria de Ensino.

MATRIZ CURRICULAR

O curso Técnico em Informática será oferecido de forma subsequente ao Ensino Médio, no período noturno, de segunda a sexta-feira, com duração de três períodos semestrais, integrado por componentes curriculares profissionalizantes.

Sua carga horária total é de 1.200 horas, sendo 400 horas (relógio) por semestre, cuja duração mínima é de 100 dias letivos. São ministradas seis aulas diárias com duração de 40 minutos cada aula, totalizando 4 horas/relógio por dia. Além disso, o aluno deverá realizar um trabalho de conclusão de curso conforme critérios estabelecidos.

A estrutura curricular do curso atende às exigências do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação, no que se refere ao Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. Além disso, é complementada com disciplinas correlatas para a formação geral e preparação do aluno ao mercado de trabalho.

No projeto do curso são previstos, além das aulas teóricas, desenvolvimento de projetos, estudos de casos, visitas técnicas, pesquisas de campo, aulas práticas em laboratórios, oficinas e salas-ambiente, que possibilitarão o pleno desenvolvimento de competências específicas da área de formação.

As disciplinas são desenvolvidas de forma teórica ou prática de acordo o programa e a especificidade dos assuntos tratados, conforme descrição a seguir:

Algoritmos e Linguagens de Programação 1, 2 e 3, Banco de Dados 1 e 2: aulas expositivas e práticas em laboratório de informática.

Manutenção de Microcomputadores e Periféricos 1 e 2, Automação e Comandos Elétricos 1 e 2, Redes de Computadores: aulas expositivas e práticas em laboratórios específicos.

Matemática Aplicada, Comunicação e Expressão, Ética Profissional, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Metodologia de Pesquisa e Gestão da Qualidade: aulas expositivas.

Desenho Técnico e CAD: aulas teóricas e práticas em laboratório de Desenho Técnico e CAD.

Desenvolvimento e Viabilidade de Projetos 1 e 2: aulas expositivas e práticas em laboratórios de informática.