O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desempenha um papel crucial no cenário educacional brasileiro, sendo mais do que uma simples avaliação de conhecimentos. Na sua última edição, o ENEM propôs para tema da redação “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”; somente 60 estudantes em todo o país conseguiram a nota máxima no texto: um deles foi o Bruno Henrique Alves Santos, aluno do Colégio Engenheiro Salvador Arena.
Segundo Bruno, sem o ensino do Colégio, ele não teria obtido tal resultado. O aluno usou como base o filme nacional “Que Horas Ela Volta?”, que ele assistiu em um dos projetos do Colégio, o Cine Arena, que não apenas exibe filmes, mas também estimula debates acerca dos temas abordados em produções de curta e longa metragem.
“Eu também citei os conceitos de fato social e o de interseccionalidade porque eles me foram apresentados durante as aulas. ”, afirma Bruno.
A estratégia para encontrar tempo para descansar, pensar e curtir foi usada por Bruno para se preparar para os estudos. “Eu vi a maioria dos ‘aulões’ proporcionados pelo Colégio, fiz atividade física e participei de alguns projetos. Às vezes, o que faz diferença é a qualidade do seu estudo, não a quantidade. Por isso, sempre busquei estudar de forma mais aprofundada apenas os assuntos que realmente me atrapalhavam e não tentei fazer nenhum esforço hercúleo que poderia trazer pouco resultado. ”
Bruno tem como objetivo garantir uma vaga em uma universidade federal: “Meu sonho é ser o primeiro da minha família a entrar em uma universidade federal e me formar”.
Além de Bruno, que atingiu a nota máxima, outros alunos do Colégio também tiveram um ótimo desempenho nos resultados da redação.
“Ao fazer uma redação, sempre tento dividir o pensamento nas partes essenciais dela, ou seja, entre introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução e na conclusão, coloquei os elementos específicos como recorte temático, teses, agente, modo, entre outros, mas também tentei ser breve e clara para que não ocupasse muitas linhas; afinal, o desenvolvimento é o mais importante na redação”, explica Cecília dos Santos Silva, que conseguiu um excelente 960 na redação.
Matheus Bastos Martins teve outro ótimo desempenho na redação do ENEM 2023. Assim como Bruno, ele pretende usar o resultado para ingressar em universidades federais e acredita que só conseguiu uma boa nota devido à qualidade de ensino e incentivos promovidos pelo Colégio Engenheiro Salvador Arena. Segundo ele, os simulados oferecidos pelo Colégio e o material fornecido ajudaram muito a entender o modelo da prova do ENEM.
“Especificamente para a redação, aproveitei as plataformas do Colégio para me aperfeiçoar e desenvolver uma estrutura de escrita, com repertórios principais. A escola foi fundamental para otimizar o tempo de prova e a praticidade e fluidez da escrita”, afirma Isabella da Nobrega Silva que, assim como Cecília, alcançou 960 na redação.
Para ela, organizar a rotina de administração do tempo foi fundamental para os estudos e conseguir conciliar a preparação para o ENEM com as provas, trabalhos e atividades extracurriculares. Para a redação especificamente, ela definiu desde a 2ª série do Ensino Médio a melhor estrutura para desenvolver o raciocínio. Ao longo do tempo, foi se aperfeiçoando de acordo com essa proposta para conseguir escrever com mais facilidade. “Particularmente, tenho muita facilidade com temas sociais que dizem respeito aos problemas estruturais do Brasil, por dominar discussões de minorias, o passado colonial e heranças institucionais, uma vez que ao longo do Ensino Médio abordei essas problemáticas na Oficina de Projetos e Aprofundamento de Estudos, disciplinas que, na minha opinião, foram uma das mais importantes, principalmente para redação, área de linguagens e humanas, tendo em vista que grande parte das questões de 2023 tratavam-se disso”, conclui Isabella.