No último sábado (16/08), o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena recebeu com alegria os ex-alunos formados no Ensino Médio em 2018 para o evento “Cápsula do Tempo”. A iniciativa teve como propósito fortalecer o sentimento de pertencimento à Fundação, promovendo o reencontro entre ex-alunos, professores e colegas. Foi um momento especial de celebração, em que todos puderam revisitar os anos vividos na instituição e compartilhar as experiências acumuladas ao longo de sete anos.



Alunos durante o evento da Cápsula do Tempo
“Sinto que nada mudou, mas, ao mesmo tempo, tudo está diferente”, resumiu Laura Reimberg, ex-aluna, hoje professora bilíngue e estudante de Filosofia na UFABC. Esse sentimento de nostalgia foi partilhado por todos ao revisitarem espaços marcantes, como o Teatro, as salas de aula, a biblioteca, a Estação Literária, o restaurante e o CDMR. As lembranças ganharam vida por meio de fotografias e conversas com os atuais alunos do Colégio Engenheiro Salvador Arena, em uma troca rica de memórias e experiências.



Alunos durante o evento da Cápsula do Tempo
“Hoje conseguimos perceber o quanto nossa experiência aqui foi valiosa. Aos 16 ou 17 anos, muitas vezes não temos a real dimensão da oportunidade que recebemos”, destacou Laura. A emoção tomou conta do grupo ao abrirem as cartas escritas em 2018, resgatando sonhos, planos e aspirações da época em que cursavam a 3ª série do Ensino Médio.
Em sua carta, Arthur Santos Silva revelou o desejo de estudar Administração e alcançar estabilidade financeira para, então, seguir a carreira de ator — sonho despertado pelas vivências no projeto Arteatro. Atualmente, ele é bacharel em Administração pela Faculdade Engenheiro Salvador Arena e, coincidentemente, havia retomado as aulas de atuação na mesma semana do reencontro, em busca de concretizar aquele sonho escrito sete anos atrás.


Alunos durante o evento da Cápsula do Tempo
A Cápsula do Tempo também reforça a importância de manter vínculos com os ex-alunos por meio do NAC (Núcleo de Apoio à Carreira), incentivando sua participação em iniciativas como o Arena em Debate e o Fórum de Profissões, espaços nos quais compartilham suas trajetórias com os atuais estudantes. O reencontro reafirmou ainda o orgulho de fazer parte da história da Fundação Salvador Arena, evidenciado pelo emocionante pedido para reviver os Momentos Cívicos ao som do Hino do CEFSA.
Sete anos após a formatura, os participantes tiveram a oportunidade de revisitar os sonhos da adolescência e projetar novos caminhos para suas vidas pessoais, acadêmicas e profissionais.
Mais do que um simples reencontro, a Cápsula do Tempo consolidou-se como uma celebração da memória, um momento de reconexão com valores e uma fonte de inspiração para o futuro, reafirmando que, mesmo com o passar do tempo, os laços construídos na Fundação Salvador Arena permanecem vivos e significativos.