O Projeto de Psicomotricidade e o desenvolvimento do esquema corporal das crianças

Colégio Engenheiro Salvador Arena


As aulas de Educação Física do Colégio Engenheiro Salvador Arena do nível V e do 1º Ano do Ensino Fundamental não se restringem apenas às atividades físicas corriqueiras; elas contemplam também a exploração dos cinco sentidos.

Essas turmas participam do projeto semestral de psicomotricidade intitulado “Brincando como nos tempos da vovó” cujo objetivo é desenvolver o cérebro das crianças em fase inicial de alfabetização, utilizando como ferramenta as bases psicomotoras. Além disso, o projeto auxilia as professoras polivalentes em seu trabalho pedagógico.

Alunos durante o Projeto de Psicomotricidade

Considerando que as crianças estão perdendo a oportunidade de explorar mais seus corpos por meio de atividades sensoriais, o ponto de partida desse projeto é resgatar a fase do “corpo vivido” de nossos alunos. Segundo os especialistas da área, essa etapa do desenvolvimento do esquema corporal é fundamental para o crescimento saudável da criança. Quando mal desenvolvida, pode resultar em lapsos de personalidade e distorção da imagem corporal.

Nos últimos anos, tem sido observado, de modo geral, que grande parte das crianças está chegando à escola com menos estímulos sensoriais. Levando-se em conta a importância de se resgatar essa fase de desenvolvimento — que deveria ter sido estimulada entre zero e três anos – o Colégio optou por recuperar essa fase para evitar lacunas cerebrais que possam prejudicar o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos no futuro.

📷 Confira as fotos dos eventos e das atividades no Instagram do Colégio!

Pular para o conteúdo