Infraestrutura

BIBLIOTECAS

O Colégio Engenheiro Salvador Arena disponibiliza quatro bibliotecas interativas, montadas especialmente para atender alunos de diferentes faixas etárias.

Sua missão é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem através da mediação infoeducacional, bem como promover a construção das autonomias relativas ao acesso, organização e uso dos diferentes dispositivos informacionais.

Os recursos informacionais disponíveis são compostos por material impresso, digital, audiovisual, multimídia, equipamentos eletrônicos e artefatos tridimensionais, organizados de forma que os usuários tenham livre acesso para explorar todo o acervo.

A base de dados da Biblioteca está disponível em diferentes terminais de consulta, com possibilidade de conexão em rede e os computadores ligados à Internet permitem que os alunos transitem pelos diferentes meios de informação. Nas séries iniciais, os alunos são orientados quanto ao uso correto da biblioteca e seus serviços. Quanto ao tratamento dos documentos, são utilizados padrões internacionais de manutenção e arquivamento, porém, com adaptações que visam a atender às especificidades e necessidades dos diferentes públicos das bibliotecas.

O acervo é atualizado periodicamente e a comunidade acadêmica (diretores, coordenadores, professores, alunos e funcionários) participa da seleção do acervo, de acordo com o procedimento vigente.

Colégio Engenheiro Salvador Arena
Colégio Engenheiro Salvador Arena

ESTAÇÃO AGROAMBIENTAL

Para oferecer melhor conforto, aprimorar as aulas de Agricultura e permitir que os alunos vivenciem novas experiências e tenham maior contato com a natureza e técnicas de agricultura e pecuária, foi inaugurada em 2013 a Estação Agroambiental, equipada com projetor, Wi-Fi e duas salas (uma de registros e outra para atividades experimentais) integradas a outros ambientes como estufas, criação de peixe, hidroponia, minhocário, criação bovina, horta, pomar e bosque.

Durante as aulas de Agricultura, as crianças do Nível V ao 3º ano do Ensino Fundamental I têm a chance de colocar, literalmente, a mão na massa ao praticarem atividades como adubar, plantar, transplantar, regar, retirar ervas daninhas, colher e ainda degustar o alimento in natura. Os alunos aprendem na prática a produzir diferentes tipos de hortaliças que são adicionados no preparo de suas refeições diárias, de maneira a torná-las mais saudáveis, e ainda reaproveitando restos de resíduos orgânicos para adubar o solo.

Com atividades simples e descontraídas é possível trabalhar temas como: ecologia, preservação ambiental, novas tecnologias agrícolas, sustentabilidade, alimentação saudável e autonomia. Dessa maneira, esses valores continuam sendo transmitidos, fazendo com que se tornem cada vez mais sólidos ao longo dos anos.

Colégio Engenheiro Salvador Arena

LABORATÓRIOS

No colégio, todos os alunos contam com laboratórios equipados com tecnologia de última geração. Destacam-se os laboratórios de Química, Biologia, Idiomas e Física, além dos laboratórios de informática e de mecânica.

Colégio Engenheiro Salvador Arena

ESPAÇOS ESPORTIVOS

Estádio Olímpico Bronze TM 23: é um complexo esportivo composto por um campo de futebol com gramado natural, pista de atletismo e arquibancada coberta que pode acomodar aproximadamente 1.050 pessoas sentadas. Além disso, na parte inferior da arquibancada, existem vestiários para os atletas e árbitros, banheiros para os espectadores, bebedouro e uma sala de musculação. O campo de futebol possui dimensões oficiais (100m de comprimento por 56m de largura) com características similares às dos mais modernos estádios brasileiros, no que diz respeito ao tipo de grama utilizada, sistema de irrigação, drenagem e iluminação para a prática de esportes no período noturno. A manutenção do campo é feita diariamente, além dos cuidados tomados durante as aulas, como, por exemplo, a utilização de uma lona para proteger a pequena área (área de meta), de modo a preservar o gramado nesse local. Ao redor do campo existe uma pista de atletismo com 350 metros de comprimento e 6 raias, tendo a reta principal disponibilidade para abrigar provas de 100m e 110m rasos com até 8 raias. Além da pista para as provas de corrida, há outra para a prática das modalidades de salto em distância e salto triplo.

Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Conjunto Aquático: é composto por duas piscinas, sendo uma semiolímpica, com 25 metros de comprimento, 1,40m a 1,80m de profundidade e seis raias. Nesta, a temperatura da água varia entre 28 e 30 graus. A outra, infantil, com 14 metros de comprimento, tem 1,40m de profundidade, sendo que é possível a utilização de plataformas de redução de profundidade, chegando a 0,80m. Ela possui quatro raias e a temperatura da água varia entre 30 e 32 graus. Além das piscinas, a instalação conta com dois amplos vestiários e um espaço externo descoberto, suficiente para a realização de exercícios motores para a complementação do trabalho de técnica, força e flexibilidade realizados em água.

Faculdade Engenheiro Salvador Arena

ESPAÇOS CULTURAIS

Teatro Engenheiro Salvador Arena: localizado no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena – CEFSA, inaugurado no dia 30 de junho de 2005, dispõe de uma moderna e completa infraestrutura, planejada para receber os mais variados tipos de espetáculos e eventos. O teatro possui uma área de 4.080m² construídos, com capacidade para 536 pessoas, um foyer com uma área de 467 m² e salas para a realização de aulas de teatro, música e dança. O Teatro tem por objetivo realizar eventos complementares às atividades acadêmicas e pedagógicas das unidades de ensino do CEFSA, o Colégio Engenheiro Salvador Arena e a Faculdade Engenheiro Salvador Arena, bem como realizar projetos culturais que ampliem o acesso à cultura por meio de diferentes formas de manifestação artística: teatro, dança, cinema, palestra, exposição e música.

Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Centro de Documentação, Memória e Referência da Fundação Salvador Arena : espaço destinado a reunir, organizar, preservar e dar acesso a todos os conjuntos documentais de valor permanente da Instituição e também do acervo pessoal do Engenheiro Salvador Arena. O acervo do CDMR é constituído por documentos textuais, iconográficos, audiovisuais e objetos tridimensionais gerados pelas diversas unidades da FSA e também por documentos pessoais de seu fundador, o Engenheiro Salvador Arena. O CDMR organiza os documentos para dar apoio no acesso de informação; realiza pesquisa de interesse da Fundação com o objetivo de buscar e preservar a memória da FSA; realiza Programa de Registro de História Oral, documentando toda a trajetória do Engenheiro Salvador Arena e das unidades da FSA; recebe visitas internas e externas com o objetivo de levar os visitantes a conhecer a história da Fundação e do seu fundador; promove exposições temáticas e temporárias e supervisiona a exposição permanente da Fundação Salvador Arena. Para saber mais, consulte o site do CDMR www.fundacaosalvadorarena.org.br/cdmr.

Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Estação Literária: um espaço que tem como objetivo, proporcionar aos alunos o desenvolvimento de repertórios que são mobilizados em diferentes situações e, sobretudo, no desenvolvimento da autonomia intelectual que lhes permita “escrever a própria história”. Com capacidade para acolher 70 alunos, o ambiente conta com uma área de convivência que pode ser utilizada no desenvolvimento de filmagens, gravações, apresentações em grupos, entre outros tratamentos didáticos. O ambiente é decorado com grafites e pinturas, que ambientam a proposta da Estação Literária junto ao contexto jovem/estudantil.

Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Tire suas Dúvidas
Pular para o conteúdo