Vida de Estagiário: Raphaella Souza de Moraes

Colégio Engenheiro Salvador Arena


A Raphaella ingressou aos 16 anos na ZF do Brasil LTDA, como aprendiz. Quando ingressou no curso Técnico em Mecânica, no Colégio Termomecanica, ela não perdeu a chance e continuou na empresa como estagiária na área de Engenharia da Qualidade.

Segundo Raphaella, ela procura sempre se manter informada sobre a área que atua, não se esquecendo do inglês, que é imprescindível e um grande diferencial na carreira de qualquer um. A dica dela para quem está chegando no mercado de trabalho é buscar sempre manter os estudos em dia, atualizar o currículo com cursos complementares e claro, entregar o seu melhor de forma bem objetiva!

Como aluna do colégio, Raphaella destaca que os valores éticos e comportamentais ensinados são essenciais e uma grande contribuição para moldar a postura de um bom profissional!

Leia abaixo o bate-papo completo.

Conte-nos como foi participar de diversos processos seletivos? Tem alguma dica para os alunos do Colégio Termomecanica?

Ingressei aos 16 anos no cargo de aprendiz, na ZF do Brasil. Me lembro de ter estudado muito sobre a empresa (desde a fundação, área de atuação e as funções do setor em que estava concorrendo para a vaga). Também me preparei para a apresentação pessoal, procurando conhecer meus pontos fracos e fortes, buscando ser sucinta em meu vocabulário e passar a impressão de alguém que estava disposta a aprender e buscar crescimento profissional.

Logo quando ingressei no curso Técnico em Mecânica, a vaga para estágio surgiu. Não pensei duas vezes em me candidatar! Mesmo conhecendo os gestores que me entrevistariam, o frio na barriga estava presente, porém procurei manter a calma, me apresentar de forma objetiva e mostrar que havia estudado sobre as funções da Engenharia da Qualidade.

Minha dica para quem irá passar por processos seletivos, é procurar se apresentar de forma sucinta, apontar seus pontos fortes, mas também ser humilde ao ponto de saber que quem está procurando um estágio para se desenvolver na área profissional é você mesmo e, demonstrar que está disposto e com muita vontade de exercer o principal objetivo do estágio, que é aprender e se desenvolver profissionalmente!

Fale um pouco sobre os seus desafios e como é começar uma carreira, conhecer diferentes empresas e processos…

Tive um grande desafio no meu período de estágio, pois me interessei pelo curso técnico a partir do momento em que comecei ter contato com a mecânica na empresa, mas até então, nunca havia me imaginado atuando na área.

Me candidatei para a vaga de estágio com apenas um mês de curso e não tinha praticamente nenhum conhecimento técnico. Além da insegurança, a pandemia da Covid-19 causou mais frustações, pois o anseio de estar presente na empresa e na instituição só aumentava conforme eu ia aprendendo mais e mais no curso técnico. Porém, sempre mantive em mente que quando a pandemia acabasse, eu teria a oportunidade de ser a profissional que se preparou enquanto o mundo estava parado. O importante é tentar e não permitir que a insegurança e o medo te parem.

Meu primeiro gestor em minha carreira me ensinou que não devemos ficar travados à uma empresa, por mais incrível que ela seja, esperando, por exemplo, aquela promoção de efetivação. Esteja sempre com a mente e olhos abertos para novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Por que você acha que foi selecionado neste processo seletivo de estágio? Qual o seu diferencial?

 Creio que fui selecionada no processo porque mostrei que estava empenhada em colaborar com a equipe enquanto tinha a oportunidade de aprender e absorver o máximo de conhecimento que eu pudesse, e porque mostrei que tinha noção das responsabilidades do setor em que estaria ingressando, no caso a Engenharia da Qualidade.

Como busca se desenvolver na carreira profissional?

Busco sempre me manter informada sobre a área que atuo e estudo, não se esquecendo do inglês, que é imprescindível e um grande diferencial na carreira de qualquer um.

Como sua formação acadêmica no Colégio Termomecanica contribui para seu desempenho profissional?

Tive a oportunidade de estar nas aulas presenciais por um mês e meio, mas sempre disse que dos portões da instituição para dentro, é outro mundo! Os valores éticos e comportamentais ensinados e a postura de todos os funcionários, são essenciais e uma grande contribuição para moldar a postura de um bom profissional.

Você encontrou alguma dificuldade em seu estágio? O que fez para superar isso?

Sim! Logo no início do estágio entrei em Home Office, por conta da pandemia, e isso me causou um pouco de timidez porque sempre tive vergonha de usar o telefone. Eu precisava aprender minhas atividades, mas não me sentia confortável para fazer ligações ou as vezes eu tinha tantas dúvidas, que sentia estar incomodando. Para superar isso, tive que enfrentar minha timidez e começar a usar o telefone. Foi onde a equipe viu que eu precisava de ajuda e me deixaram mais confortável, mostrando que estavam dispostos a me ajudar.

Qual o seu conselho para o aluno que está buscando uma oportunidade no mercado?

Meu conselho é que inicialmente, estude inglês. O inglês é um diferencial muito importante e destaca qualquer concorrente. Pesquise muito sobre a empresa e prepare-se para a apresentação pessoal, entregando o seu melhor de forma objetiva, com um vocabulário simples e culto. Busque estar sempre atualizado e buscando cursos que complementem o currículo.

📷 Confira as fotos dos eventos e das atividades no Instagram do Colégio!

Tire suas Dúvidas
Pular para o conteúdo